Não cometa esses erros: 5 dicas que fazem diferença no RH
Erros fazem parte da vida de qualquer ser humano e, junto com eles, o aprendizado. Porém, não tem como fugir do princípio que todo erro traz consequências, sejam elas grandes ou pequenas, todo erro pode causar prejuízos por conta de uma decisão tomada de forma inadequada.
Planejamento, execução, monitoramento e avaliação dos resultados obtidos, são pontos fundamentais de qualquer empresa e, para isso, o setor de Recursos Humanos precisa estar em cada parte do processo de forma responsável e inteligente.
Equilibrar resultados e a harmonia no que diz respeito às relações humanas de uma empresa é o grande desafio, pois esses elementos bem ajustados, levarão a organização a outro patamar.
Para que as expectativas sejam amplamente alcançadas e para que você consiga acertar muito mais, separamos 5 dicas que farão a diferença no RH da sua empresa e certamente trarão os efeitos desejados.
1. Não fazer o “blend” entre hard skills e soft skills
Algumas vezes, não raras, um líder precisa que um determinado profissional seja contratado e, se possível, que seja o melhor da área. Imediatamente uma questão surge: precisa ser o melhor tecnicamente ou comportamentalmente?
Quando a pergunta é repassada ao líder, é possível que haja uma confusão, mas isso é imprescindível para a contratação, desenvolvimento ou até mesmo a promoção de um colaborador.
O setor de Recursos Humanos precisa estar atento a falta de equilíbrio entre esses dois pontos.
É importante avaliar a habilidade técnica como faculdade, cursos, congressos, palestras e as mais variadas fontes de conhecimento do colaborador, mas é igualmente importante perceber as habilidades comportamentais conquistadas através do autoconhecimento, que geram oportunidades de melhoria e potencialidade, tais como: visão empreendedora, bom relacionamento interpessoal, empatia, trabalho em equipe, entre outras.
Não é muito difícil ver em empresas pessoas extremamente habilidosas tecnicamente sendo contratadas, mas à medida que o tempo passa, o que se nota é um comportamento nada alinhado com os valores da organização.
Motivo da contratação: competências técnicas.
Motivo da demissão: falta de competências comportamentais.
É função do RH mostrar ao líder as consequências de uma contratação que tenha uma visão unilateral.
2. Ignorar a concorrência
Engana-se quem pensa que somente as áreas de marketing, vendas, desenvolvimento de produtos e outras, precisam analisar a concorrência. Montar um plano de desenvolvimento para a sua empresa, não significa que ela será melhor que a empresa concorrente.
Não analisar o mercado e o que outras organizações estão fazendo não traz um ambiente inovador, que por sua vez faz com que sua empresa fique ultrapassada em seu desenvolvimento.
É muito importante criar estudos para direcionar o potencial do colaborador, uma vez que pessoas são o diferencial competitivo das empresas, mas para isso é necessário saber canalizar esse potencial.
Vale a pena estudar tendências, nacionais e internacionais, para que sua empresa se diferencie no meio de tantas outras.
Analise o cenário atual, onde sua empresa está, e estruture ações que levem a uma diferenciação do quadro profissional.
3. Não dar feedbacks positivos
Esse erro é bastante comum em empresas por falta de flexibilidade hierárquica e até mesmo o despreparo por parte dos líderes responsáveis em passar os feedbacks aos colaboradores. A tendência desses líderes é dar o retorno num tom negativo, resultando na falta de estímulo e certo desconforto do profissional.
Indicar os pontos de melhoria é extremamente necessário, porém é imprescindível que a conversa seja sempre construtiva, jamais destrutiva. Firmeza é essencial, mas que seja passado juntamente com ela a compreensão e inspiração.
Ao falar com o profissional, exponha os pontos a melhorar e também suas qualidades. Pergunte se há algo na empresa que o incomoda. Descubra se algo está acontecendo com ele e explique que uma mudança de postura se faz necessária, não esquecendo de reconhecer e valorizar seus talentos.
4. Exercer a função dos líderes de outras áreas
Profissionais de RH cometem com certa frequência esse erro, seja porque já é comum ao setor um olhar mais atento à pessoas, ou porque líderes de outras áreas acham cômodo colocar tal responsabilidade sob “jurisdição” dos Recursos Humanos. Não é difícil ver o RH assumindo papéis e funções de líderes da área.
São muitos os problemas causados quando papéis são assumidos indevidamente, entre eles a perpetuação da falta de comunicação entre o líder efetivo da área e seu liderado. O profissional de RH geralmente faz a mediação de conflitos em diversas áreas, podendo inibir a iniciativa do gestor direto.
A questão é que fazer gestão de pessoas não é somente responsabilidade da área de Recursos Humanos, mas sim de cada gestor.
Tente construir uma metodologia capaz de criar uma barreira que impeça você de cometer esse erro. Se cada gestor da empresa exercer seu papel, todos ganharão e a empresa se manterá sempre saudável.
5. Não ter um caminho de aprendizado para a equipe
Grandes investimentos são feitos por empresas para que profissionais sejam atraídos e, uma vez integrados plenamente à empresa, chega a hora de aumentar o desempenho. É nesse ponto que muitas vezes esses profissionais se desligam da empresa.
Muitas empresas têm uma excelente estrutura organizacional, até mesmo um setor de Recursos Humanos, mas não percebem o valor no desenvolvimento do ser humano.
A maior parte das pessoas busca crescimento e desenvolvimento. Para isto é importante construir um caminho para que isso aconteça. Esse caminho deve ser construído por líderes, profissionais de RH e colaboradores, visando reconhecer o que é mais importante para o profissional naquele momento, reforçar as habilidades técnicas e comportamentais, avaliando a possibilidade de futuro e como ele se beneficiará com essa ação .
Avalie, reveja e pondere a respeito desses pontos. Identifique quais precisa priorizar. Coloque-os em prática o quanto antes e faça com que o setor de Recursos Humanos da sua empresa promova crescimento, desenvolvimento e cooperação. Tenha certeza de que os resultados serão acima do esperado.