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O que os indicadores podem fazer por sua empresa

Como gerenciar algo que não se pode medir? Como ter parâmetro, se não há referência? É possível ter resultados satisfatórios, sem que se tenha métricas e dados? 

Ter resultados acima da média, está diretamente ligado à atenção dada aos indicadores de uma empresa, os KPIs.

Para o RH, essa ferramenta é usada por gestores, ajudando a identificar, quantificar e analisar os resultados e processos dos colaboradores. 

Os indicadores mostram informações precisas sobre o que está acontecendo na empresa, desde o que está de fato funcionando, até o que precisa de ajuste. 

Com a análise certa, o que é verdadeiro aparece, para que, à partir daí, se torne possível desenvolver e implementar estratégias que tragam benefício e crescimento aos índices problemáticos.

Porque os KPIs são tão importante?

Uma leitura feita da forma correta sobre os índices, gera produtividade e clareza, além de colocar todos na mesma direção.

Os KPIs de RH facilitam a gestão dos colaboradores e a compreensão do progresso dos processos. É nesse ponto que o setor de Recursos Humanos, e seus gestores, vêem não apenas o que acontece em suas áreas, mas a empresa de forma geral. 

Existem vários indicadores de RH, e você pode utilizá-los de acordo com o número de colaboradores da sua empresa, conforme a complexidade dos projetos e com as oportunidades de negócio. 

Por isso, é tão importante não só usar essa ferramenta, mas saber também quais fazem sentido para sua empresa. 

Aqui estão os principais indicadores:

 – Percentual fechadas no prazo

Está ligado diretamente ao setor de recrutamento e seleção. Esse indicador ajuda a identificar algum gap no planejamento e execução desse processo. Basta relacionar o número de vagas fechadas fora do prazo, com o número total de vagas dentro do mesmo período.

Turnover (índice de rotatividade dos colaboradores)

Esse indicador mostra se sua empresa está retendo seus talentos. Além de mensurar o turnover, é essencial que os motivos sejam entendidos. Para isso, basta fazer entrevistas demissionais. Elas geram muito material para quais saber as causas e agir sobre elas. 

– ENPS (Employee Net Promoter Score)

Esse indicador mede a taxa de satisfação e lealdade dos colaboradores. Para mensurar através desse indicador, é necessário fazer apenas uma pergunta: “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você recomendaria sua empresa para amigos e familiares?”.

Respostas entre 9 e 10, classificam o colaborador como promotor; as 7 e 8 são classificadas neutras; e as notas abaixo de 6, classificam o colaborador como detrator

– Absenteísmo

Faltas e atrasos podem acontecer e não tem controlar 100%, ao ponto de nunca acontecerem. Por isso, essa ferramenta ajuda a avaliar as faltas injustificadas e faltas por atestado médico, entre outras, sendo possível mensurar e acompanhar os resultados, para identificar as causas raízes desses atrasos e faltas.

 Esses indicadores não trarão benefícios se ficarem somente nos números. Tão importante quanto mensurar, é avaliar e identificar o problema em sua essência, o porquê do não atingimento das metas daquele indicador. 

E aí? Sua empresa usa esses indicadores? Quais elas utilizam? 

Se está com desafios nessa área, a Senna´s Consultoria pode ajudar sua empresa a chegar mais longe, seja com os indicadores ou qualquer esfera do RH. Entre em contato conosco!

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