Consultoria,  Recursos Humanos

A Cultura do Feedback

O Feedback é uma das ferramentas mais importantes para você promover a transparência e o crescimento de uma equipe.

Não apenas entre o líder e o liderado, mas o caminho inverso também é muito importante.

Para desenvolver a cultura do Feedback é preciso um conjunto de ações, necessita-se de algo mais abrangente; uma ou outra ação pontual não surtirá o efeito desejado. 

Separamos algumas dicas para que, ao colocá-las em prática, o Feedback passe a ser visto de forma mais natural, demonstrando todos os benefícios que essa cultura traz. 

1. Preparo da liderança  

É preciso ter líderes trabalhando em prol desse objetivo. Qualquer cultura que precise ser criada, primeiramente deve ser disseminada entre a liderança. Para isso, os líderes precisam ser treinados. 

O treinamento deve ser feito com foco na capacidade das lideranças detectarem deficiências, identificarem as causas e orientarem melhorias aos colaboradores.

2. Preparo dos colaboradores 

Na maior parte das vezes, o  Feedback é visto como um “bicho de sete cabeças”, como uma oportunidade que os líderes têm para fazer críticas duras e maldosas. 

É importante preparar também os colaboradores, em paralelo à preparação dos líderes,  para que todos entendam que essa cultura trará desenvolvimento para eles e para a  empresa. Um dos melhores momentos para isso é no processo de onboarding.

3. Alinhamento das expectativas 

Sem um alinhamento das expectativas, fica inviável aderir à cultura do Feedback. O líder e o liderado precisam saber o que esperar um do outro. 

Para fazer apontamentos (os que mostram os acertos, ou os que mostram pontos a serem melhorados), é preciso saber onde e como chegar; o objetivo e quais ações executar para alcançá-los

O Feedback precisa ser visto e internalizado como algo normal nas empresas. Dessa forma, será possível fazer uma avaliação de desempenho muito mais eficaz e menos burocrática. 

E na sua empresa? Existe a cultura do Feedback? 

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