A Cultura do Feedback
O Feedback é uma das ferramentas mais importantes para você promover a transparência e o crescimento de uma equipe.
Não apenas entre o líder e o liderado, mas o caminho inverso também é muito importante.
Para desenvolver a cultura do Feedback é preciso um conjunto de ações, necessita-se de algo mais abrangente; uma ou outra ação pontual não surtirá o efeito desejado.
Separamos algumas dicas para que, ao colocá-las em prática, o Feedback passe a ser visto de forma mais natural, demonstrando todos os benefícios que essa cultura traz.
1. Preparo da liderança
É preciso ter líderes trabalhando em prol desse objetivo. Qualquer cultura que precise ser criada, primeiramente deve ser disseminada entre a liderança. Para isso, os líderes precisam ser treinados.
O treinamento deve ser feito com foco na capacidade das lideranças detectarem deficiências, identificarem as causas e orientarem melhorias aos colaboradores.
2. Preparo dos colaboradores
Na maior parte das vezes, o Feedback é visto como um “bicho de sete cabeças”, como uma oportunidade que os líderes têm para fazer críticas duras e maldosas.
É importante preparar também os colaboradores, em paralelo à preparação dos líderes, para que todos entendam que essa cultura trará desenvolvimento para eles e para a empresa. Um dos melhores momentos para isso é no processo de onboarding.
3. Alinhamento das expectativas
Sem um alinhamento das expectativas, fica inviável aderir à cultura do Feedback. O líder e o liderado precisam saber o que esperar um do outro.
Para fazer apontamentos (os que mostram os acertos, ou os que mostram pontos a serem melhorados), é preciso saber onde e como chegar; o objetivo e quais ações executar para alcançá-los
O Feedback precisa ser visto e internalizado como algo normal nas empresas. Dessa forma, será possível fazer uma avaliação de desempenho muito mais eficaz e menos burocrática.
E na sua empresa? Existe a cultura do Feedback?